13/10/2013

Estudo Sugere: Explosão Estelar Semeou o Nosso Sistema Solar

De acordo com novos estudos científicos realizado em um meteoro, onde os resultados: que possivelmente uma maciça explosão de estrela, foi suficiente para gerar o princípio e assim semeou o início do Sistema Solar. É o que sugere tal estudo.

Veja:

Uma supernova pode ter atirado matéria em nosso sistema solar,
um novo estudo mostra. Crédito: NASA/ESA/JPL-caltech/UCLA/
CXC/SAO
A morte explosiva de uma estrela semeou matéria no sistema solar logo após o seu nascimento, segundo uma análise feita recentemente em um meteorito.

A Terra e o restante do sistema solar se uniram a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira há mais de 4,5 bilhões de anos. Muitos dos detalhes sobre a vizinhança galáctica em que o sistema solar surgiu ainda permanecem um mistério.

Meteoritos contêm parte do material mais antigo do sistema solar, que remonta a sua formação. Sabendo disso, os pesquisadores muitas vezes analisam esses objetos visando descobrir quais os materiais que estavam presentes quando o Sol, a Terra e outros planetas nasceram. Este estudo lança luz sobre de onde a matéria dos corpos do sistema solar podem ter vindo.

Todos os elementos mais pesados ​​que o níquel são criados por supernovas, explosões gigantes resultantes da morte de estrelas. Estas explosões são brilhantes o suficiente para ofuscar momentaneamente galáxias inteiras. Agora, os cientistas, analisando meteoritos, descobriram que uma supernova pode ter injetado matéria no sistema solar após os primeiros corpos sólidos do sistema solar se formarem.

A equipe de cientistas liderada por Gregory Brennecka, cosmoquímico do Lawrence Livermore National Laboratory, nos EUA, investigou o meteorito Allende, que caiu no México em 1969. Eles focaram em pedaços dentro desses meteoritos conhecidos como inclusões ricas em cálcio e alumínio. Estas partículas são alguns dos objetos mais antigos do sistema solar - eles foram os primeiros sólidos a se formarem no disco protoplanetário que eventualmente deu origem a Terra e aos demais planetas.

Os cientistas estudaram a vasta gama de isótopos dentro dessas inclusões. Em geral, os elementos vêm em uma variedade de isótopos, que diferem em quantos nêutrons eles possuem no seu núcleo atômico; o carbono-12 tem 6 nêutrons, enquanto o carbono-13 tem 7 (ambos têm 6 prótons).

Brennecka e seus colegas descobriram que essas inclusões tinham concentrações semelhantes de isótopos. No entanto, as concentrações eram distintas da composição dos materiais que formam a maior parte dos meteoritos e da Terra.

Os pesquisadores propõem que as inclusões se formaram perto do Sol primordial, possivelmente dentro de um período tão curto quanto 20.000 a 50.000 anos. Como tal, a matéria de uma supernova nas proximidades não contaminou essas inclusões, como aconteceu nas regiões exteriores do disco protoplanetário do sistema solar. As inclusões mais tarde se misturaram com o material que passou a compor o meteorito Allende e outras rochas.

Não só sabemos que a supernova aconteceu, como também pudemos ver quais materiais foram injetados e como eles mudaram a composição elementar e isotópica do nosso sistema solar”, disse Brennecka.

Estes resultados são consistentes com a ideia de que o sistema solar se formou em uma região ativa de formação estelar da galáxia. Berçários estelares são muitas vezes o lar de estrelas que explodem em supernovas. (Infográfico: [o ciclo de vida de uma estrela como o Sol]

Futuras pesquisas podem nos ajudar a compreender melhor as impressões digitais dessa supernova em outras amostras, e qual é a influência que outras possíveis supernovas tiveram no desenvolvimento do nosso sistema solar. [www.space.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...