03/10/2013

Cientistas Criam Moléculas Luminosas Que Se Parecem Com Um Sabre de Luz

Alguns cientistas americanos de universidade de Harvard e do MIT conseguiram criar em laborátorio, particulas de luz similar ao “Sabre de Luz” no Cinema, é uma arma fictícia do universo Star Wars, onde esta imortalizada na saga de George Luccas.

Cena de Guerra nas Estrelas (Star Wars)
Pela primeira vez, pesquisadores conseguem juntar fótons, partículas essenciais da luz, formando uma molécula

Pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, conseguiram unir fótons, partículas essenciais da luz, para formar moléculas - o que até então era algo puramente teórico. O resultado foi uma luminosidade parecida com os sabres de luz, armas que aparecem nos filmes Guerra nas Estrelas (Star Wars), de George Lucas.

A descoberta vai contra o conhecimento atual sobre a natureza da luz. Isso porque os fótons são considerados partículas sem massa, que não interagem uns com os outros. Um exemplo disso é o fato de que, ao cruzar dois feixes de luz, eles apenas passam um pelo outro, sem que nada aconteça.

Porém o novo estudo mostra que a união dessas partículas, que deu origem às “moléculas de fótons”, gera um tipo diferente de luminosidade que, segundo os pesquisadores, se parece com a famosa arma do cinema. A pesquisa foi publicada online da revista Nature, na semana passada.

Cena de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi - o novo
material se parece com as armas usadas pelos personagens
dos filmes de George Lucas (Divulgação)
O que nós fizemos foi criar um meio especial no qual os fótons interagem tão fortemente que eles começam a agir como se tivessem massa e se juntam, formando moléculas. Esse tipo de ligação de fótons foi discutido teoricamente por um tempo, mas até agora não havia sido observado”, afirma Mikhail Lukin, professor de física da Universidade Harvard e um dos autores do estudo.

Para conseguir esse efeito, os pesquisadores fizeram os fótons atravessarem uma câmara de vácuo em temperatura próxima do zero absoluto (-273 graus Celsius) preenchida por átomos de rubídio. Ao atravessar este ambiente, os fótons transferiam energia para os átomos, perdendo velocidade e, ao sair dessa “nuvem de átomos”, os fótons estavam juntos, formando uma molécula.

É uma interação entre fótons mediada por átomos. Isso faz com que esses dois fótons se comportem como uma molécula, e quando eles saem da câmara eles são muito mais propensos a estarem juntos do que separados”, explica Lukin.

Uma das possíveis aplicações dessa descoberta é na área de computação quântica, mas por enquanto, trata-se de uma prova de conceito. “Nós fazemos isso por diversão, e porque estamos expandindo as barreiras da ciência”, diz o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...