26/08/2014

Pesquisadores Encontram Duas Cidades Maias Perdidas no Neio de Floresta no México

De acordo com as análises que foram realizadas nas imagens áreas de uma floresta do sudeste do México - o resultado ajudou uma equipe de pesquisadores a encontrar duas incríveis cidades Maias, que tiveram seu ápice entre 600 e 900 d.C.

Leia:

O líder da investigação, o pesquisador Ivan Sprajc, da Academia de Ciências e Artes da Eslovênia, acredita que outras dezenas de cidades também poderão ser encontradas. No caso, foram achadas agora Lagunita e Tamchen, na península de Yucatán, que foram identificadas em imagens aéreas em abril.

Assim que, finalmente, os pesquisadores chegaram ao local eles encontraram construções que lembravam um palácio e pirâmides - uma com quase 20 metros de altura. Outra estrutura que chamou a atenção foi a de uma fachada que parece uma boca de um monstro, como se fosse um portal para o local. Estima-se que essas localidades maias tenham abrigado 40 mil pessoas, numa área de 10 a 12 hectares. As escavações ainda não tiveram início (www.seuhistory.com).

E aqui, o artigo completo do site www.zrc-sazu.si:

Na floresta tropical da península de Yucatan central, dois grandes sítios Maias foram descobertos por uma expedição arqueológica liderada por Ivan Sprajc, do Centro de Pesquisa da Academia Eslovena de Ciências e Artes (ZRC Sazu). Embora não muito longe das cidades modernas de Xpujil e Zoh Laguna, na parte sudeste do estado mexicano de Campeche, os dois sites estão localizados na zona norte da Reserva da Biosfera Calakmul despovoada e de difícil acesso.

Um dos dois locais foram visitados em 1970 pelo arqueólogo americano Eric Von EUW, que documentou vários monumentos de pedra e uma fachada extraordinária, com uma entrada que representa a boca aberta do monstro da terra, mas os resultados de seu trabalho nunca foram publicados. Seus desenhos, guardados no Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Harvard, EUA, foram conhecidos por alguns especialistas, mas a localização exata do local, conhecido como Lagunita por Von EUW, era um mistério. Apesar de várias tentativas de alterar a sua localização, Lagunita permaneceu perdido até algumas semanas atrás, quando redescoberto pelo Dr. Sprajc e sua equipe.

Nós encontramos o local com o auxílio de fotografias aéreas”, Sprajc explica, “mas foram capazes de identificá-lo com Lagunita só depois vimos a fachada e os monumentos e os comparou com os desenhos de Von EUW, que o renomado Maya especialista Karl Herbert Mayer disponibilizados para mim.

O outro sítio localizado durante o trabalho de campo realizado recentemente nunca antes tinha sido relatado. Os arqueólogos batizaram com o nome Tamchén, que significa “poço profundo” em Yucatec Maya, em alusão à presença de mais de 30 Chultuns (Câmaras Subterrâneas em forma de garrafa, em grande parte destinados à recolha de águas pluviais), alguns delas tão profundo que chagam a 13 metros.

Durante a temporada de campo de dois meses, Sprajc foi assistido pelo geodesista Aleš Marsetič, e o pesquisador ZRC Sazu, os arqueólogos Atasta Flores Esquivel e Octavio Esparza Olguín, e arquiteto Arianna Campiani, Ph. D. estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), bem como vários trabalhadores locais.

Lagunita e Tamchén estão situados na porção sul de um vasto território, arqueologicamente inexplorado em terras baixas de Yucatán centrais. Exceto para Chactún, a grande cidade maia descoberta pela equipe de Sprajc em 2013, nenhum outro sítio tem até agora sido localizado nesta área, que se estende por cerca de 3000 sq. Km, entre as chamadas regiões Rio Bec e Chenes, ambos conhecidos por seus estilos característicos de arquitetura em voga durante os períodos clássico tardio e de terminais (600 - 1000. d.C.).

Além de um campo de bola e uma pirâmide templo quase 20 m de altura, a área central de Lagunita tem uma série de enormes edifícios apalaçadas dispostos em torno de quatro grandes praças. A característica mais espetacular é uma fachada profusamente decorada com uma porta monstro-boca. Representando as bocas escancaradas da divindade terra e da fertilidade, estes portais zoomórficas caracterizar ambos os estilos arquitetônicos Chenes e Rio Bec, os exemplos mais proeminentes sendo aqueles em Chicanná, Hormiguero, Hochob e Tabasqueño.

A fachada Lagunita está muito bem preservado, e nós cuidadosamente documentados todos os detalhes utilizando a técnica de digitalização de fotos 3D”, Arianna Campiani comentou.

Também forma encontrado em Lagunita 10 estelas e três altares, alguns deles com relevos bem preservados, incluindo inscrições hieroglíficas. “A data da Stela 2 corresponde a 711, o que sugere que Lagunita floresceu concomitantemente com a proximidades á Chactún, onde também encontramos monumentos com datas caindo no século VIII”, diz epigrapher projeto Octavio Esparza.

A julgar pelos dois volumes arquitetônicos e monumentos com inscrições, Lagunita deve ter sido a sede de um relativamente poderoso política, embora a natureza da sua relação com o Chactún maior, encontrando-se cerca de 10 km ao norte, ainda não está claro.

A importância da Lagunita é ainda atestada pela grande densidade de montículos residenciais, terraços, Albarradas (paredes secas baixas) e outro assentamento permanece na área circundante.

Da mesma forma imponente é o local de Tamchén, localizado a cerca de 6 km a nordeste de Lagunita: existem várias praças cercadas por edifícios volumosos, incluindo um templo pirâmide com um santuário muito bem preservado no topo e uma estela e um altar em sua base, assim como uma Acrópole apoiar um pátio com três templos em seus lados. Enquanto Tamchén parece ter sido em grande parte contemporânea com Lagunita, tanto o composto triádica e cerâmica de superfície indicam sua história assentamento remonta ao final dos anos pré-clássico (c 300 a.C. -. 250 d.C.).

Assim como Chactún, Lagunita e Tamchén têm uma série de aspectos que os tornam muito promissora para futuras pesquisas. A fachada zoomórficas em Lagunita não vem como uma surpresa, considerando que Becán, o maior site na zona de Rio Bec, é de apenas 15 km de distância. O que não foi o esperado, no entanto, é a presença de tantos templos de pirâmides e monumentos com inscrições, que são raras na região Río Bec. Ambos Tamchén e Lagunita parece ter sido abandonada por volta de 1000 dC, compartilhando o destino de outra planície Maya polities, mas algumas estelas foram modificados algum tempo depois de terem sido originalmente erguido, e as ofertas de pós-clássico foram encontrados em outros. Estes fatos obviamente refletem continuidades e rupturas nas tradições culturais, mas a sua importância para a compreensão da geografia política e história da região ainda está para ser explicado.

Particularmente interessantes são vários elementos que não foram conhecidos em outros lugares na área de Maya. Dois altares de Lagunita têm uma forma de prego-cabeça curiosa. O terceiro é retangular e tem uma série de glifos Ajaw em seus lados, com coeficientes evidentemente referindo-se a sucessivas k'atun (período de 20 anos) terminações; tais registros são comuns em códices, mas não em monumentos de pedra. Considerando textos hieroglíficos normalmente aparecem em um mesmo número de colunas, a inscrição em Stela 2 de Lagunita tem três, ea data de contagem longa é incompleta. No Tamchén, dezenas de chultuns estão espalhados em duas praças; alguns são desabou parcialmente ou preenchido com material acumulando ao longo dos séculos, mas outros são ainda hoje 10 ou mais metros de profundidade. Considerando chultuns são comuns em sítios maias, suas profundidades e alta concentração dentro do centro cívico e cerimonial do antigo assentamento representam uma peculiaridade Tamchén. Somente pesquisas futuras na extensa região arqueologicamente unsurveyed para o norte pode revelar se tais características, que no momento parecem ser bastante singular, eram de fato comum em uma área mais ampla.

Representando uma continuação do projeto de reconhecimento de Arqueologia na região Sudeste do Campeche, no México, dirigido por Ivan Sprajc desde 1996, a temporada de campos em 2014 - foi aprovado e apoiado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), do México. o Financiamento foi fornecido por Ken e Julie Jones de sua KJJ Charitable Foundation (EUA); e o apoio financeiro adicional foi concedido pelas empresas privadas Villas (Áustria), o Hotel Rio Bec Dreams (México) e Ars Longa e Adria Kombi (Eslovénia), bem como por Martin Hobel e cervejas Obreza.

Em junho de 2014, a parte sul da Reserva da Biosfera Calakmul, onde a maioria dos sítios arqueológicos atualmente conhecidos foram descobertos em pesquisas de campo chefiadas por Sprajc nos últimos anos, foi inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO como um patrimônio natural e cultural misto.

Acesse o artigo no site de origem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...