06/04/2014

Roscosmos e NASA: Divórcio Total?

O período conturbado que rola nas relações entre as duas nações - torna-se mais tenso, devido ao fato da Rússia ter anexado á Rep. da Criméia. Como ficará a NASA? Já que depende “aos olhos de todos” dos foguetes russos para ir ao espaço?

A renúncia da NASA à cooperação com a Rússia irá prejudicar, antes de tudo, os próprios EUA e o seu programa espacial. Se alguém irá ganhar, serão as empresas espaciais privadas.

Colagem: Voz da Rússia
Utilizando o “tema da Crimeia”, os lobbys de empresas espaciais privadas tentam convencer o Congresso a conceder maiores meios financeiros à NASA, meios que irão, no fim de contas, para os seus próprios projetos.

A NASA recebeu o papel de “chicote” para “castigar” a Rússia pela Crimeia. A edição online The Verge publicou uma circular interna da agência que ordena a suspensão dos contatos com os colegas russos sobre qualquer problemática, à exceção da Estação Espacial Internacional. Afirma-se que a agência recebeu tal diretiva da Casa Branca. Porém, a redução de contatos com a Rússia coloca sob ameaça os futuros programas espaciais nos próprios EUA, considera o cientista e escritor James Oberg. “Se no Espaço se renunciar a alguma coisa, depois não será fácil voltar atrás”, declarou ele à The Verge.

A dependência dos EUA em relação à Rússia no campo espacial está ligada, antes de tudo, a dois momentos. Os americanos não poderão transportar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional sem as Soyuz: até 2017 não está previsto qualquer voo de naves pilotadas particulares norte-americanas. Além disso, a NASA tenciona fabricar um novo foguete portador pesado com motores russos RD-180 (eles já foram adquiridos para o foguete portador Atlas). Se a Rússia tomar medidas de resposta, então irá atingir os pontos mais dolorosos, considera Yuri Solozobov, diretor de projetos internacionais do Instituto de Estratégia Nacional:

Se nos falam em sanções, nós também podemos empregar a mesma palavra. Vamos atingir o programa pilotado dos EUA e o seu futuro foguete portador. E vamos ver que gritos soarão em Houston e, depois, em Washington.

Os contratos já assinados sobre o fornecimento de RD-180 ou a compra de lugar para os astronautas da NASA nas Soyuz não serão um obstáculo insuperável. Quando se trata de sanções, entra em jogo a maior força política. Verdade seja dita, há outro caminho, continua o perito:

Há sempre possibilidade, por exemplo, de enviar para revisão técnica o sistema de controle do foguetão, inventar outras razões bem intencionadas, dizendo que estamos reequipando rampas de lançamento. Ou mudamos a estrutura do foguete.

Além disso, pode-se apostar noutros parceiros, defende Serguei Druzhilovsky, professor catedrático de Estudos Orientais do Instituto de Relações Internacionais de Moscou:

O Irã está pronto a cooperar e investir dinheiro no Espaço. Há ainda muitos países que aderirão com satisfação ao nosso programa.

No Planeta Vermelho encontra-se a sonda Curiosity, equipada com aparelhos russos. Os seus dados são enviados para Moscou por colegas americanos. Os contatos entre cientistas e a troca de resultados das experiências conjuntas também poderão ser prejudicados, previne Maksim Litvak, cientista principal do Instituto de Estudos Espaciais da Academia de Ciências da Rússia:

Proibiram a correspondência por mail entre funcionários da NASA e da Roscosmos (Agência Espacial da Rússia). Neste caso, são cientistas que trabalham de ambos os lados. Da nossa parte, o Instituto de Estudos Espaciais; do outro lado, o Laboratório do Movimento a Jato. Por isso, por enquanto, nem nós, nem eles compreendem qual será o resultado.

O atual conflito joga a favor das empresas espaciais privadas. Estas terão mais possibilidades de receber os meios financeiros necessários para os seus projetos. Os congressistas passarão a financiar de melhor grado os programas de naves espaciais comerciais através da NASA.

Hoje, a principal questão é: será que teremos um “divórcio” total na esfera espacial? Os peritos recordam que, num dos períodos mais intensos da Guerra Fria, as divergências políticas não impediram aos dois países realizar a acoplagem da Soyuz e da Apollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...