04/04/2014

Primeira “Sentinela” Colocada em Órbita

O projeto da Agência Europeia (ESA) colocou em órbita o primeiro satélite do programa Copérnico, com o propósito que visa monitorar o meio ambiente do planeta Terra. Este é o primeiro passo, que se complementará com o segundo Sentinel-1B.

O satélite de sensoriamento remoto da Terra Sentinel-1A foi lançado hoje a partir do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, transportado pelo foguete-portador russo Soyuz.

Colagem: Voz da Rússia
Este é o primeiro lançamento no âmbito do programa europeu Copérnico de monitoramento da Terra. Dentro de um ano, ao Sentinel-1A deve se juntar um aparelho semelhante - o Sentinel-1B, e no total o programa prevê cinco tipos de dispositivos que se pretende lançar até 2020.

O programa Sentinel, que significa sentinela, combina diferentes dispositivos projetados para monitorar a Terra no âmbito do programa europeu Copérnico. O Sentinel-1 é um complexo espacial de dois aparelhos em órbita polar a uma altitude de cerca de 700 km. O segundo satélite do complexo será enviado ao espaço no próximo ano.

O tempo estimado de funcionamento é de pelo menos 7 anos. Sua tarefa é de realizar observações da Terra por radar. O complexo continua as tradições dos anteriores aparelhos europeus de monitoramento da Terra (por exemplo, do lendário Envisat, que trabalhou no espaço durante 10 anos), mas supera-os em cobertura geográfica, velocidade de comunicação de dados e confiabilidade.

Os dados deste aparelho serão utilizados, em particular, para monitorar os gelos do Ártico, observar o oceano, incluindo derrames de petróleo, monitorar terras, mapear a Terra para observar florestas, recursos de água e solo, e, sem dúvida, para prevenir e monitorar emergências. Informações do Sentinel-1, se necessário, serão divulgadas no âmbito da Carta Internacional sobre “Espaço e desastres naturais”.

Também este ano devem ser colocados em órbita os primeiros aparelhos dos complexos Sentinel-2 para imagens ópticas da Terra em alta definição e Sentinel-3 que vai fornecer informações ópticas, de radar e altímetro. A quarta e quinta sentinelas irão para o espaço muito mais tarde - em 2020 e depois. Ambas não são Satélites independentes, mas complexos de equipamentos científicos a bordo dos aparelhos Meteosat de terceira geração e MetOp de segunda geração, projetados para estudar a composição da atmosfera da Terra.

A Agência Espacial Europeia chama os lançamentos dos aparelhos Sentinel de início de uma nova era no monitoramento da Terra por satélite. Provavelmente, seria mais correto dizer que tais dispositivos começaram a ser desenvolvidos quando se tornou claro que as observações da Terra a partir do espaço estão começando uma nova fase de desenvolvimento.

Em primeiro lugar, até hoje já foi acumulada uma quantidade considerável de material de observações anteriores - de várias décadas. Em segundo lugar, tecnologias modernas permitem observar a Terra com altíssima qualidade e resolução. E em terceiro lugar, os meios modernos de processamento e transmissão de informação podem “moer” grandes quantidades de dados, o que permite obter à saída informações de uma qualidade completamente diferente.

O programa Copérnico (anteriormente conhecido pela sigla inglesa GMES, de Global Monitoring for Environment and Security, ou Monitorização Global do Ambiente e Segurança), que combina dados de satélite e terrestres, bem como meios de sua obtenção e processamento, visa justamente fornecer aos usuários informações de satélite já da maneira mais conveniente.

Além disso, os próprios dados estão disponíveis a qualquer pessoa gratuitamente, o que os faz uma importante fonte de informações para muitos sistemas de processamento e apresentação de informação de satélite que não se limita apenas à Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...