19/12/2013

Peso dos Mundo: Nova Técnica Poderia Pesar Planetas Alienígenas

O seguinte artigo divulgado no site space.com, detalha que cientistas elaboram um método conhecido por MassSpec, bem eficaz para conseguir medir com precisão: o peso de exoplanetas que são mundos alienígenas distante do nosso Sistema Solar.

Veja:

Crédito: NASA, ESA, M. Kornmesser
Uma nova forma de pesar a massa de mundos alienígenas distantes poderia ajudar a revelar detalhes importantes sobre quão amigável pode ser a vida, dizem cientistas.

Nas últimas duas décadas, os astrônomos confirmaram a existência de mais de 900 planetas fora do Sistema Solar e descobriram mais de 2.300 mundos potenciais. Agora, em vez de apenas detectar esses exoplanetas, os cientistas querem analisá-los em detalhe, ajudando a responder perguntas como se eles são potencialmente habitáveis.

Conhecendo a massa de um planeta poderá ajudar os cientistas a entender mais sobre a composição da atmosfera do exoplaneta e se as suas entranhas (interior) é rochoso ou gasoso. Ambos esses fatores estão ligados à capacidade de cada planeta para suportar a vida. Conhecendo a massa de um planeta também pode dar algumas dicas sobre como ele esfria, suas placas tectônicas, como ela gera campos magnéticos e se o gás escapa de sua atmosfera, disseram os pesquisadores.


“A massa afeta tudo em um nível planetário”, Julien de Wit, pesquisador do MIT e autor principal do estudo, disse em um comunicado. “Se você não fizer isso, há uma grande parte das propriedades do planeta que permanece indeterminado.

No entanto, os métodos atuais para pesagem de exoplanetas são limitados. Os principais cientistas técnicos usam agora a estratégia de velocidade radial. Este método procura oscilações repetidas em movimentos de uma estrela, que são sinais de gravidade de um planeta arrancando para frente e para trás; atração gravitacional de um planeta está ligado à sua massa.

O problema é que o método da velocidade radial não funciona em uma grande variedade de mundos que visivelmente não puxe muito em suas estrelas. Isso inclui planetas com massas baixas, aqueles orbitando a uma distância justa de suas estrelas, aqueles ao redor de estrelas fracas e aqueles circulando estrelas altamente ativas onde puxões do planeta pode ser mascarada por perturbações na estrela.

Agora, os cientistas desenvolveram uma estratégia para pesar um planeta só de olhar para a sua atmosfera.

Para entender como esse método funciona, imagine que a atmosfera de um exoplaneta fica mais fina com a altitude, assim como a da Terra faz. Isto é porque a força de atração gravitacional do planeta enfraquece a maior distância do planeta.

Desde que a força de atração gravitacional do planeta depende de sua massa, pesquisadores podem deduzir a massa de um exoplaneta, vendo como a atmosfera do planeta se afina com a altitude. Isto envolve olhaar o exoplanetas e como eles passam na frente de suas estrelas e observam para a luz das estrelas brilhando nas atmosferas desses mundos para determinar as gotas de pressão atmosférica com a altitude. (Uma limitação dessa abordagem é que só funciona em planetas com atmosferas, observado de Wit).

Para testar este método, conhecido como MassSpec, os investigadores aplicaram em um exoplaneta conhecido como HD 189733b, um mundo de cerca de 63 anos-luz distante da Terra, descoberto em 2005. A estimativa que eles tem calculados por sua massa estreitamente concordou com estimativas calculadas através da técnica de velocidade radial: cerca de 1,15 vezes Júpiter a massa.

Atualmente, MassSpec só funciona em gigantes gasosos - mundos do tamanho de Júpiter e Saturno, foi o que disseram os pesquisadores, acrescentando que esse método poderia ajudar a segurar a massa dos gigantes de gás, cujas estrelas são muito ativas para permitir estimativas de massa, através do método da velocidade radial.

E se o lançarem de telescópios espaciais, como o James Webb Space Telescope da NASA  e European Space Agency's potential Exoplanet Characterisation Observatory (EChO), a MassSpec será capaz de pesar planetas com uma massa aproximadamente com a mesma da Terra; planetas de super-Terra com uma massa de até 10 vezes a massa da terra; e planetas gasosos, conhecidos como mini-Netunos que têm uma massa cerca de 10 vezes a massa da Terra.

Temos agora um método para obter a massa de um planeta do tamanho da Terra, que estão suficientemente longe de suas estrelas para ser potencialmente habitável”, de Wit disse ao http://www.space.com. “Mostramos que nosso método poderia ser aplicável aos planetas potencialmente habitáveis do tamanho da terra dentro da próxima década”.

De Wit e sua colega Sara Seager detalharam suas descobertas na edição de 20 de dezembro da revista Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...