30/12/2013

O Ano de 2013 no Espaço: Planos Para Depois do Meteorito

O site voz da Rússia: faz um balanço geral de toda a jornada espacial russa, revendo todo o avanço alcançado pelos investimentos em 2013. De acordo com o artigo: foi um ano que gerou resultados bastante satisfatório para os planos russos.

O ano de lançamentos espaciais da Rússia terminou com o lançamento de um novo foguete-portador ligeiro Soyuz-2.1v com três satélites. O ano foi rico em acontecimentos: basta recordarmos o início da cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA) no projeto de Marte, a avaria do Proton, que transportava três satélites Glonass e, praticamente já no fim do ano, a reforma da indústria espacial russa.

Foto: YouTube
Quanto à ciência espacial, o ano de 2013 foi “calmo” no que se refere aos lançamentos científicos: de fato, além da pequena sonda Bion-M, que funcionou no espaço durante um mês, não houve novos lançamentos. Também não eram esperados. A única novidade foi o adiamento do lançamento do observatório russo-alemão Spektr-RG de 2014 para 2015, provocado pela necessidade de uma afinação adicional dos instrumentos científicos.

Um acontecimento importante foi o acordo longamente esperado sobre o projeto ExoMars, assinado em março entre a agência espacial russa Roscosmos e a ESA. Podemos dizer que ele determinou a parte "marciana" do programa planetário da Rússia até 2020. Segundo esse plano, a Rússia se torna num participante de pleno direito do projeto ExoMars, não apenas oferecendo os foguetes-portado res para a colocação dos aparelhos em órbita, mas também instalando equipamentos científicos e obtendo acesso a dados científicos.

A outra parte do plano planetário, a parte “lunar”, também poderá ser realizada com a participação da ESA, que manifestou o seu interesse num projeto conjunto com a Rússia.

Uma boa novidade são os mais de dois anos de funcionamento do observatório Spektr-R. Este ano terminou o programa científico inicial de observações e teve início o programa científico principal, em que participam cientistas de todo o mundo. Continua em funcionamento na órbita terrestre o microssatélite académico Chibis-M, que estuda as trovoadas terrestres a partir do espaço, e todo um conjunto de instrumentos científicos a bordo de sondas estrangeiras, incluindo o espectrômetro de nêutrons DAN a bordo do jipe marciano Curiosity, o que grande protagonista da ciência espacial deste ano que termina.

Contudo, as informações vindas de Marte cedem a primazia no impacto provocado às notícias sobre os novos membros do “clube espacial”: a China, a Índia, o Japão, o Irã e a Coreia do Sul. Além de mais um voo tripulado, a China colocou no espaço e pousou na superfície lunar uma sonda com um robô móvel. A sonda interplanetária indiana se encontra a caminho de Marte. O Japão colocou no espaço um observatório astrofísico transportado pelo seu novo foguete-portador modernizado Epsilon, o Irã enviou pela primeira vez um ser vivo, um macaco, num voo suborbital, enquanto a Coreia do Sul lançou pela primeira vez no espaço um satélite com o seu próprio foguete-portador. A julgar pelo cumprimento dos planos, podemos ter a certeza que, se não for até 2020 será pouco depois, no espaço irá surgir mais uma estação orbital - desta vez chinesa.

No entanto, como símbolo do ano de 2013 não devemos escolher a sonda indiana Mangalyaan, que viaja em direção a Marte, nem o Voyager, que atravessou mais uma fronteira do Sistema Solar, nem o jipe marciano que se movimenta tenazmente por outro planeta. Em meados de fevereiro um pequeno corpo celeste, que colidiu com a Terra perto de Chelyabinsk, recordou claramente à humanidade que o espaço não fica assim tão longe. O meteorito de Chelyabinsk foi objeto de muitas publicações aos mais diversos níveis: tanto os especialistas, como os não-especialistas avaliavam a massa, as dimensões e muitos outros parâmetros desse corpo celeste a partir de todos os registros disponíveis em vídeo e em fotografia. As agências espaciais começaram a falar de uma forma cada vez mais insistente sobre a necessidade de se vigiar os corpos celestes potencialmente perigosos, e o projeto do voo tripulado até um asteroide parece ter ganho um segundo fôlego.

Talvez não seja muito importante quais desses planos serão realizados: nós apenas percebemos mais uma vez que não podemos hoje deixar de ter em conta o espaço exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...