12/12/2013

Isaac Asimov Faz Previsões Para 2014

Ele era um escritor que sempre tinha uma visão aguçada nas obras que escrevia, criando uma tese visionária relacionada ao futuro, com idéias mirabolantes que pareciam advinhar - do que pode nos aguardar com o avanço científíco e tecnológico.

Há meio século, em 1964, no decurso da Feira Mundial em Nova York, o famoso escritor e professor catedrático da Universidade de Boston, Isaac Asimov, fez previsões quanto ao futuro dali a 50 anos. O seu prognóstico foi publicado no periódico The New York Times. Lendo-o hoje há a sensação de que o escritor tenha previsto praticamente todas as inovações tecnológicas!

Foto: showbizdaily.ru
Em opinião de Asimov, uma boa metade da energia elétrica seria produzida em 2014 em usinas atômicas, enquanto nos desertos de Arizona e do Cazaquistão iriam funcionar centrais elétricas solares. As pessoas deveriam recolher a energia cósmica e enviá-la para a Terra, devendo usar-se a comunicação por via satélite. As naves espaciais teriam já alcançado Marte, devendo ser elaborado um programa de sua colonização (convém recordar logo o rover Curiosity!).

Desde 1964 se passaram apenas 50 anos, mas o planeta e o mundo mudaram a sua fisionomia. As histórias de ficção escritas por Asimov se tornaram a realidade. Foi ele que, naquela altura, nos tinha falado de telefones portáteis (leia-se celulares), podendo em suas telas fazer a leitura de livros, documentos e até ver fotografias diversas. As ferramentas técnicas seriam utilizadas sem fios, usando apenas baterias e pilhas.

Clique no link:


Ainda de acordo com Asimov, os filmes serão exibidos em forma 3D, devendo também reduzir-se tempo necessário para preparar a comida e cumprir afazeres domésticos. Isto teria sido possível devido aos eletrodomésticos sofisticados: frigideiras, torradeiras, fogões elétricos e cafeteiras. A arte culinária se transformará em passatempo preferido, visto que a maior parte de alimentos semi-acabados será vendida quase pronta para o consumo.

Conforme as previsões de Asimov, as cidades e as megalópoles teriam também um aspecto diferente: as casas residenciais e a maior parte do espaço urbanístico ficarão debaixo da terra: deste modo, será possível poupar a energia necessária para se aquecer no período de inverno e se arrefecer na altura de verão. (E hoje em dia realmente existem parques de estacionamento subterrâneos e centros comerciais!) Na superfície serão construídos parques, jardins, hortas e até pastagens (o que parece pouco provável).

Os veículos e vários meios de transporte deixarão de entrar em contato com as estradas, voando à altura de 1 metro ao longo de trajetos traçados. O transporte fluvial e marítimo navegará sobre a superfície aquática, devendo aumentar em paralelo a sua velocidade.

Para o escritor, em 2014, a população da Terra atingirá 6,5 bilhões, cabendo aos EUA 350 milhões dos habitantes (para 01 de junho de 2013, a população dos EUA contava com 316 milhões). O crescimento da população irá favorecer a exploração do Ártico, de áreas desertas e a procura de novos produtos alimentícios. Assim, por exemplo, no setor agrícola deviam já predominar os microorganismos capazes de transformar o fermento e as algas em comida deliciosa.

Calculava-se que a longevidade média nos países industrializados seria na ordem de 85 anos, enquanto a taxa de natalidade poderia ser posta sob o controle eficiente. (Recorde-se que em 1964, a esperança média de vida era 65 anos, tendo havido problemas com o controle de natalidade até nos países desenvolvidos).

Segundo o parecer do escritor americano sagaz, em 2014, o maior problema da Humanidade será o tédio! Por isso, a profissão e a especialidade prestigiosa de psicólogo terá uma elevada procura e um emprego garantido.

Atualmente, essas previsões nos parecem habituais e banais, mas em 1964 eram realmente audazes, espetaculares e, com certeza absoluta, fantásticas. Mas o fato de nem todas as ideias de Asimov terem se tornado reais deverá inspirar cientistas, engenheiros e projetistas do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...