05/12/2013

Índia e China Prosseguem a Partilha do Espaço

A partilha do espaço não é um jogo por avanço científico, mas sim de interesses. Trata-se apenas de valores e conquistas sem divisas para outras nações da Terra. Quem pode investir mais: será o esperto levando o que conseguir realizar lá fora.

Tudo sem a devida necesidade de partilhar os avanços que supostamente virão. Mas sim, um continuo emaranhado de oportunidades únicas: as vitórias das nações espaciais da Terra.

Um aparelho cósmico Chang’e-3, com um veículo lunar Yutu (Coelho de Jade) a bordo, foi lançado do cosmódromo Xichang. Até meados de dezembro, o rover deverá pousar na superfície da Lua, fazer provas do solo e efetuar a prospecção de minérios. Numa etapa que se segue ao ano de 2020, para o satélite da Terra será enviado um astronauta chinês.

Crédito: EPA
Deste modo, a China passou a ser o terceiro país no mundo, após os EUA e a URSS, que lançou para a Lua um aparelho voador.

Não é por acaso que esse evento tenha tido cobertura informativa sem precedentes, sendo visto como uma prova convincente de a China ter se transformado numa potência global, capaz de suplantar, com o tempo, o seu maior concorrente - os EUA - tanto na vertente econômico-comercial, como no ramo espacial.

Pocuraremos concretizar o nosso sonho espacial que fará parte do nosso desígnio sobre o renascimento nacional”, disse na ocasião o diretor do centro de lançamentos, Zhang Zhenzhong. De notar que a tese sobre um “grande sonho chinês”, se tornou um elemento-chave do programa proposto pela nova direção política chinesa encabeçada pelo presidente Xi Jinping..

Atrasando-se dos ramos espaciais russo e norte-americano, Pequim, nas últimas duas décadas, tem investido na exploração do espaço recursos enormes, o que lhe permitiu dar um salto qualitativo e vir a ocupar o terceiro lugar na corrida espacial.

As informações sobre o lançamento do veículo lunar Yutu coincidiram com a notícia sobre a realização de mais um ambicioso projeto espacial asiático. A sonda espacial indiana Maangalyaan, destinada a explorar a superfície de Marte, abandonou a órbita circunterrestre e, no domingo passado, entrou na trajetória de vôo rumo ao Planeta Vermelho. Espera-se que a sonda possa entrar na órbita marciana em setembro de 2014.

No caso de êxito, a Índia será o primeiro país asiático a aderir ao clube de pesquisadores de Marte. Neste momento, ele integra os EUA, a Rússia e a Agência Espacial Européia (ESA). Vale lembrar que, em 2011, a China tentou realizar um projeto análogo, mas fracassou. Assim, apesar do atraso em relação à China, a Índia se colocou em frente do seu concorrente asiático na implementação do programa marciano.

A tendência está bem à vista: à medida que vai diminuindo um interesse por projetos ambiciosos das potências cósmicas tradicionais, a corrida espacial mundial se vai deslocando, devido aos esforços da China e Índia, para a Ásia. Um interesse cada vez maior em relação ao desenvolvimento de programas espaciais se deve não apenas aos imperativos econômicos, mas também ao surgimento de novas metas conducentes à consolidação do seu estatuto internacional.

Ora, quando se trata de programas espaciais, esses, para além de se relacionar ao desempenho técnico e cientifico, têm tido um porte político muito grande. Segundo a agência de notícias Xinhua, a China se disponibiliza a colaborar com outros Estados e, antes de mais nada, com a Índia, na área de pesquisas espaciais.

Além disso, se prevêem certas remodelações no mercado de tecnologias e serviços espaciais que dêem benefícios aos jogadores asiáticos. O projeto marciano da Índia se avalia em 72 milhões de dólares, sendo esse um valor seis ou sete vezes inferior face aos programas análogos que se realizam por veteranos do “clube espacial”. E este, sem dúvida, é mais um fator de peso que faz deslocar a corrida espacial para o continente asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...