18/12/2013

“Coelho de Jade”, Símbolo da Presença Chinesa na Lua

Os chineses parecem estar com tudo, querendo demonstrar lideraça ao mundo, quando o que está em jogo é a conquista do espaço em torno do planeta. Pois, agora o alvo da nação oriental é o nosso satélite, com a desculpa do avanço tecnológico.

Sob a necessidade de conhecimento. Mas a verdade pode ser outra seguindo para o lado militar.

A China conseguiu mais um avanço tecnológico na exploração do espaço. Apesar de o programa de investigação da Lua não possuir hoje uma componente militar, os recentes êxitos especiais chineses têm revelado um “fundo falso”, indicam peritos na matéria russos.

Crédito: EPA
Lembre-se que, na noite de 14 para 15 de dezembro, o veículo lunar “Coelho de Jade” (Yutu) desceu da plataforma do módulo Chang'e-3 após o pouso. As câmeras do “Coelho de Jade” filmaram os primeiros metros de deslocação e transmitiram as respectivas imagens para a Terra.

Este foi, sem dúvida, um enorme sucesso da cosmonáutica chinesa, constata o perito do Instituto de Oriente Médio, Alexander Larin:

É uma prova de a China ter feito um grande avanço no desenvolvimento de tecnologias espaciais. Considerava-se que a China era capaz de copiar bem as tecnologias alheias e, ao mesmo tempo, incapaz de criar seus próprios aparelhos. Agora se tornou evidente que isto não corresponde à verdade. Ao que tudo indica, a China poderá concretizar o seu sonho ambicioso de se tornar uma das maiores economias no mundo, liderando ainda o progresso tecnológico.

Como se sabe, a URSS e os EUA têm sido concorrentes na exploração da Lua. Agora, a esta competição aderiu a China, sustenta o perito do Instituto de Economia Mundial, Alexander Salitsky:

Há quem diga não ter acontecido nada de especial - a superfície já fora percorrida mais de uma vez por sondas soviéticas e norte-americanas. Mas desde 1976, altura em que na Lua se encontrava ainda o Lunokhod-2, ali não ocorreu nada do gênero. Agora, passados 40 anos, a China fez um grande avanço nessa área com base em tecnologias próprias. Assim, os chineses acabaram por quebrar o monopólio da URSS e EUA. Além disso, eles sabem fazer propaganda de seus êxitos. As reportagens sobre o funcionamento do “Coelho de Jade” vêm estimulando os sucessos na Terra em esferas diversas. Por isso, a recente alunagem foi uma grande surpresa para todos.

Enquanto isso, o evento marcante provocou uma série de publicações na imprensa ocidental sobre “eventual intenção da China de criar ali uma base militar”. O diretor do Centro de Pesquisas Político-Sociais, Vladimir Evseev, considera, contudo, que tais informações não passam de invencionices, embora cada avanço chinês nesse domínio tenha um “fundo falso”:

Como de costume, a China trabalha para o seu futuro. Mas não vejo nisso quaisquer objetivos militares. Por outro lado, o desenvolvimento de tecnologias espaciais leva sempre ao aperfeiçoamento de mísseis balísticos. A China tem tido problemas nessa esfera. A meu ver, será dado um novo impulso para a criação de complexos de mísseis móveis. São, de fato, os elos da mesma cadeia. Não acredito ser possível realizar pesquisas pacíficas sem pensar na eventual componente militar, ou seja, em como instalar armas ou em como lutar contra os satélites artificiais da Terra. Ora, creio existir um “fundo falso” nesses êxitos espaciais da China.

Uma outra motivação reside na progressiva competição global entre a China e os EUA, destaca Vladimir Evseev:

A China tem potencialidades para enfrentar os EUA na corrida espacial e se prepara para prosseguir a competição. Sabe muito bem que, se o Exército norte-americano for privado de “apoio espacial”, perderá, com efeito, muitas das suas vantagens. Tem-se em vista o bloqueio de canais de comunicações e sistemas de teleguiamento. Tais sistemas podem estar a ser criados para superar a liderança americana. É óbvio que a China tem examinado várias hipóteses a fim de privar os EUA das suas vantagens fundamentais - os meios de guiamento, comando e comunicações espaciais.

O programa de pesquisas a cargo do “Coelho de Jade” deverá ser implementado num prazo de três meses, sendo visto como um trampolim para um futuro desembarque na Lua, em 2017, de uma sonda reutilizável que poderá transportar para a Terra amostras de solo lunar e outros materiais interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...