01/12/2013

Agência ESA Optou a Favor da Astrofísica

A Agência Espacial Europeia definiu os temas das futuras missões da classe L (de largo) que serão enviadas para o espaço em 2028 e 2034. Trata-se de um “observatório de alta energia” e de um “observatório de registro de ondas gravitacionais”.

Foto: AFP
Nos finais de outubro, Álvaro Giménez, diretor dos programas científicos da agência revelou as recomendações sobre a escolha de missões para o Comité da ESA no plano científico, que devia fazer a escolha final entre as propostas apresentadas a concurso. Na opinião pública, isso foi recebido como uma decisão praticamente tomada.

E não aconteceram surpresas: na sessão de 28-29 de novembro, o comitê aprovou os temas “Universo Quente e Enérgico” (um projeto de observatório de alta energia da nova geração) e “Universo Gravitacional” (observatório para registo de ondas gravitacionais).

Mais, o protocolo prevê a recolha de propostas para projetos no quadro desses dois temas. Ela será aberta em 2014. Considera-se que também aqui não haverá surpresas e as equipas que propuseram os temas receberão luz verde.

Trata-se dos projetos ATHENA+ (the Advanced Telescope for High Energy Astrophysics) e eLISA (evolved Laser Interferometer Space Antenna). O primeiro é proposto pelo Instituto de Física Extraterrestre e o segundo pelo Instituto de Física Gravitacional, ambos da Sociedade Max Planck (Alemanha).

Os criadores do observatório de astrofísica de alta energia ATHENA+ querem encontrar respostas a duas perguntas: como é que a matéria visível se juntou em grandes estruturas (aglomeração e super-aglomeraçã o de galáxias), como aumentaram os buracos negros e que influência exerceram no Universo.

O projeto eLISA é também interessante do ponto de vista técnico. Planeja-se instalar no Espaço três aparelhos a uma distância de cerca de um milhão de quilômetros entre cada uma delas. Os aparelhos, equipados com laser, irão medir a distância entre si à medida que se movimentam na órbitra e, dependendo da mudança, poderá ser calculada as perturbações gravitacionais que vêm de corpos massivos distantes, em primeiro lugar, dos buracos negros gigantes.

Os cientistas astrofísicos consideram que a opção da ATHENA+ é importante para manter a continuidade dos observatórios de alta energia. Hoje, a ESA possui dois instrumentos orbitais de alta energia (XMM-Newton e Integral), mas ambos têm mais de vinte anos, por isso é tempo de pensar na sua substituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...