28/11/2013

Por Que o Espaço é Escuro?

Em astrofísica, o paradoxo de Olbers (ou paradoxo da noite escura) argumenta que a escuridão do Céu está em contradição com a hipótese de um Universo infinito e estático. A escuridão do Céu é uma das evidências da não estaticidade do universo.

Por que  o universo é escuro?
Porque o espaço é escuro? Uma questão, que parece simples, porém é realmente muito difícil de responder! É uma pergunta que muitos cientistas ponderaram por muitos séculos - incluindo Johannes Kepler, Edmond Halley, e médico-astrônomo alemão Wilhelm Olbers.

Há duas questões que temos que considerar aqui, vamos começar é pela primeira e mais simples delas: Por que o céu é azul durante o dia aqui na Terra?

Essa é uma pergunta que podemos responder facilmente. O céu diurno é azul, porque a luz das moléculas próximas ao Dol batem na atmosfera da Terra e é espalhada em todas as direções. A cor azul do céu, é um resultado deste processo de espalhamento. À noite, quando essa parte da Terra está de costas para o Sol, o espaço parece negro porque não existe uma fonte próxima brilhante de luz, como o Sol, para ser espalhada. Se você estivesse na Lua, que não tem atmosfera alguma, o céu noturno seria negro e o diurno também. Você pode ver isso em fotografias tiradas durante a missão Apollo.

Agora vamos para a questão mais difícil: Se o universo é cheio de estrelas, por que a luz de todos elas não é somada de modo que todo o espaço brilhe o tempo todo?

Acontece que se o Universo fosse infinitamente grande e velho, desse modo povoado por infinitas estrelas, então o céu seria completamente brilhante com a luz de todas as estrelas tanto a noite quanto de dia. E em cada direção que você olhasse no espaço, você estaria olhando para uma estrela. No entanto, sabemos por experiência própria que o espaço é escuro. Este paradoxo é conhecido como Paradoxo de Olbers.

Muitas explicações diferentes foram propostas para resolver o paradoxo de Olbers. A melhor solução neste momento é que o Universo não é infinitamente velho, sua idade aproximada é algo em torno de 15 bilhões de anos. Isso significa que só podemos ver objetos tão distantes quanto a distância que a luz pode viajar em 15 bilhões de anos. A luz das estrelas mais distantes que ainda não tiveram tempo de chegar até nós e, portanto, não pode contribuir para tornar o céu completamente iluminado.

Outro motivo que o céu pode não ser brilhante com a luz visível de todas as estrelas é porque, quando a fonte de luz está se afastando de você, o comprimento da onda da luz muda o que a torna a luz mais vermelha. Ou seja, a seja a luz das estrelas que estão se afastando de nós vai se deslocando para o vermelho, e pode se deslocar tanto que já não é mais visível. Você experimenta, um efeito parecido quando uma ambulância passa por você, e o som de sua sirene fica menor a medida que a ambulância se afasta de você, isso é chamado de efeito Doppler.

Então afinal porque o espaço é escuro?

Conclusão o espaço é escuro mesmo perto de estrelas como o Sol, pois não há atmosfera próxima para difundir a luz, e a luz das estrelas distantes - não é suficiente para preencher todo o espaço com luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...