19/11/2013

Marte Terá Menos Mistérios

Como havia sido anunciado o lançamento da Sonda MAVEN que iria estudar o planeta Marte, no dia 18 de Novembro de 2013, com o feito realizado. Ela tentará descobrir o que teria acontecido com a “atmosfera” do planeta quase sem vida.

A NASA lançou rumo a Marte a sonda orbital Maven (Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN) para estudar sua atmosfera. Em setembro de 2014, a nave deve alcançar arredores do planeta vermelho. Se tudo decorrer segundo o plano, quase simultaneamente chegará lá uma sonda semelhante lançada há duas semanas pela Índia.

O tema “atmosférico” continuará uma série de investigações mais finas de Marte, iniciadas pelos primeiros aparelhos autônomos exploradores do planeta. A missão tem por objetivo reconstruir a evolução de Marte desde o passado remoto até os nossos dias. Segundo hipóteses, há 2 ou 3 bilhões de anos, o planeta foi envolvido numa camada tensa de gás e a superfície marciana foi coberta por um oceano de água. Os dados obtidos do rover Curiosity confirmaram que no passado longínquo no planeta poderiam existir condições para a atividade vital de microrganismos.

Com o passar do tempo, tudo mudou. Quase toda a atmosfera desapareceu. Perdendo o efeito de gases de estufa, o planeta começou a esfriar. O clima, do húmido e quente, tornava-se seco e frio, como agora. A água desapareceu da superfície, embora existissem camadas aquáticas em profundidades.

As causas destes acontecimentos continuam a ser desconhecidas. A sonda Maven pode esclarecer este processo. Maxim Litvak, um dos autores do aparelho a neutrões para a sonda Curiosity e colaborador científico do Instituto de Pesquisas Cósmicas, destaca:

A sonda orbital irá resolver duas tarefas interligadas. Irá "mergulhar" para a atmosfera numa profundidade pequena, de cerca de 150 km, onde estudará sua composição. Podem ser tanto iões, como partículas neutras e o teor de partículas elementares. Além disso, cientistas irão investigar a interação de partículas carregadas com o vento solar. Combinando essas tarefas, eles tentarão entender o comportamento da atmosfera. Como, por exemplo, ela evapora, quando interage com o vento solar? Não será possível com base nestas pesquisas determinar as razões exatas pelas quais a atmosfera em Marte se tornou tão fina. Mas as investigações avançarão muito: as pesquisas tão integradas não foram realizadas até hoje.

Vários peritos consideram que a perda da atmosfera do planeta seja uma consequência e não uma causa. O principal mistério de Marte é outro. Como se supõe, anteriormente, o planeta tivesse um forte campo magnético que obrigava o fluxo de plasma solar (vento solar) a contornar Marte sem entrar em contato direto com ele. Mas, por causas desconhecidas, o campo deixou de funcionar. O vento solar começou a deslizar pelo planeta, dirigindo a atmosfera para o espaço. Além disso, poderia ser importante um outro fator. Gás carbônico dissolvia-se simplesmente em água, reagindo com alguns minerais. Na opinião de Vladislav Shevchenko, chefe adjunto da Seção de Investigação da Lua e de Planetas do Instituto de Astronomia da Universidade de Moscou:

A atmosfera antiga poderia ter sido ligada quimicamente com rochas na superfície, que absorveram a camada de gás, dando início a reações químicas. Não é de excluir que na história de Marte houve um momento em que a camada de gás do planeta se dissolveu em líquido.

Se a sonda MAVEN esclarecer a velocidade com que moléculas de gás fogem para o espaço ambiente, será possível construir mais exatamente o modelo do clima marciano no passado. Para resolver esta tarefa, deve ajudar a sonda indiana destinada especialmente para buscar vestígios de metano, conhecido marcador biológico. Ao mesmo tempo, cientistas não excluem que em vez de respostas aparecerão apenas novas perguntas.

Após alcançar uma órbita elíptica em torno de Marte, a missão científica da sonda Maven continuará mais um ano. Posteriormente, a nave permanecerá em órbita mais uma dezena de anos, servindo para retransmissão de sinais de outros aparelhos para a Terra. Passando perto durante cada volta da atmosfera, a sonda começará a perder lentamente a velocidade e, no final das contas, cairá na superfície do planeta.

Acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...