25/11/2013

Astrônomos Podem Ter Resolvido Mistério da Grande Mancha Vermelha

A Grande Mancha é um enorme anticiclone da atmosfera de Júpiter localizado na latitude 22°S. De forma oval e em tons de vermelho, é uma das características mais distintivas do planeta e corresponde a uma tempestade de grandes dimensões.

E com carácter mais ou menos permanente. É a maior tempestade existente no Sistema Solar. Seu tamanho é grande o suficiente (de leste-oeste) para abranger mais de duas vezes o diâmetro da Terra.

A grande mancha vermelha de Júpiter aparece
nesta tomada registrada pela nave espacial
Voyager. Crédito: NASA/JPL-Caltech
O longo mistério dessa enorme Mancha Vermelha de Júpiter pode estar resolvido, e os resultados poderiam ajudar a revelar mais pistas sobre os vórtices nos oceanos da Terra e nos berçários de estrelas e planetas, segundo os pesquisadores.

Essa Mancha é a característica mais notável da superfície de Júpiter - uma tempestade de cerca de 20.000 km de comprimento e 12.000 km de largura, cerca de duas a três vezes maior que a Terra. Os ventos em suas bordas podem chegar a até 680 km/h. Esta tempestade gigante foi registrada pela primeira vez em 1831, mas pode ter sido vista pela primeira vez em 1665.

Com base nas teorias atuais, essa Mancha deveria ter desaparecido depois de algumas décadas”, disse o pesquisador Pedram Hassanzadeh, geofísico da Universidade de Harvard, nos EUA. “Em vez disso, ela existe há centenas de anos.

Vórtices como a Mancha podem se dissipar por causa de muitos fatores. Por exemplo, elas perdem energia, irradiando calor. Além disso, a Mancha Vermelha repousa entre duas correntes de jatos poderosos na atmosfera de Júpiter que fluem em direções opostas, o que também deveria contribuir para uma menor longevidade da tempestade.

Alguns pesquisadores sugerem que as grandes vórtices, como a Grande Mancha, ganham energia e sobrevivem através da absorção de vórtices menores. No entanto, “isso não acontece com frequência suficiente para explicar a longevidade da Mancha Vermelha”, explicou o pesquisador Philip Marcus, cientista planetário da Universidade da Califórnia, também nos EUA.

A Grande Mancha não é o único vórtice misterioso. Na verdade, os vórtices em geral, incluindo nos oceanos e na atmosfera da Terra, muitas vezes vivem muito mais tempo do que as teorias atuais podem explicar.

Para ajudar a resolver o mistério da sua resistência, Hassanzadeh e Marcus desenvolveram um novo modelo 3D computadorizado de grandes vórtices.

Modelos de vórtices se concentram geralmente em ventos horizontais, onde a maior parte da energia reside. Embora vórtices também tenham fluxos verticais, estes têm muito menos energia. Portanto, “no passado, a maioria dos pesquisadores ignoraram o fluxo vertical porque eles achavam que não era importante, ou eles usaram equações mais simples porque eram mais fáceis de serem modeladas”, disse Hassanzadeh.

Os pesquisadores agora acham que os fluxos verticais são a chave para a longevidade da Mancha Vermelha: quando uma tempestade perde energia, os fluxos verticais movem gases quentes e frios para dentro e para fora da tempestade, restaurando parte da energia do vórtice. Seu modelo também prevê fluxos radiais que sugam ventos das correntes de jato de alta velocidade em toda a Grande Mancha em direção ao centro da tempestade, ajudando-a a durar mais tempo.

Juntos, os vórtices - tanto em Júpiter quanto nos oceanos da Terra - podem decair até 100 vezes mais lentamente do que os pesquisadores pensavam.

Alguns vórtices nos oceanos duraram vários anos e acredita-se que tenham um papel importante no ecossistema oceânico e na interação oceano-atmosfera,” disse Marcus.

Além disso, acredita-se que vórtices com uma física muito semelhante à Grande Mancha contribuíram para os processos de formação de estrelas e planetas, o que exigiria uma longevidade de milhões de anos. Tanto os vórtices oceânicos quanto os astrofísicos são submetidos a processos de dissipação, e o mecanismo descrito aqui para a longevidade da Grande Mancha Vermelha apresenta uma explicação muito plausível para a longevidade de todos esses vórtices.

Confira a série da BBC - Os Planetas:

  • http://www.tantettaus.blogspot.com.br/2013/07/bbc-os-planetas.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...