16/10/2013

Irã Vai Lançar Mais Um Macaco Para o Espaço

Além da atmosfera terrestre: o espaço parece estar virando uma espécie de Zoológico, pelo número de animais que já tiveram o privilégio de realizar uma “viagem orbital” em torno da Terra. Feito este, que não é para qualquer um que tenha em mente.

A vontade de vislumbrar nosso planeta lá de cima. Agora, é a vez da nação iraniana que levar ao espaço mais um animal, desta vez mais um Macaco irá para o espaço.

Foto: NASA, en.wikipedia.org
O Irã está planejando efetuar até o fim de novembro uma missão espacial, que terá como tripulante um macaco, anunciou o vice-diretor da Agência Espacial Iraniana, Hamid Fazeli, adiantado que será lançado um foguete a combustível líquido. Tal, em suas palavras, permitirá colocar com alta precisão a cápsula em órbita e posteriormente fazê-la aterrissar numa região prevista. Ao mesmo tempo, o animal não será sujeito a grandes sobrecargas.

A diminuição de sobrecargas durante o lançamento e a aterrissagem é uma questão da vida e da morte para o macaco. Até hoje, é desconhecido exatamente o destino de seu antecessor. No fim de janeiro deste ano, agências noticiosas abundavam em informações sobre o voo triunfal do primeiro macaco “astronauta” iraniano. Naquela altura, para este papel foi escolhido um macaco reso, primata que tem um peso menor em comparação com outras espécies - 7 quilogramas. Os canais televisivos do Irã mostravam fotos do “astronauta”, lançado a uma altitude de 120 km acima da superfície terrestre e o seu pouso bem-sucedido. O voo foi efetuado no foguete Pishgam a combustível sólido.

Muitos observadores repararam na altura que as fotos do macaco antes e depois do voo eram diferentes. Numa das fotos o pelo do primata era mais escuro e faltava um grande nevo por cima de um olho. Inicialmente, Teerã ignorou esses comentários, acusando posteriormente de lapso seus jornalistas que, segundo se afirmava, publicaram uma foto de um macaco “astronauta” de reserva.

Não se pode excluir que o primeiro macaco tivesse morrido: não é por acaso que Hamid Fazeli mencionou desta vez as sobrecargas. Pergunte-se então o que Teerã está planejando agora: repetir a tentativa num outro foguete ou realizar a experiência a um nível absolutamente diferente? Responde Alexander Zheleznyakov, académico da Academia de Cosmonáutica da Rússia:

Como entendi das declarações feitas nos últimos dias, está previsto efetuar o atual lançamento por uma trajetória orbital e não suborbital. Em outras palavras, este será um lançamento verdadeiramente espacial e a chamada biocápsula com o macaco será instalada numa órbita próxima da Terra. Mas estas são apenas suposições”.

O voo de um novo “astronauta” contribuirá indiretamente para a preparação do Irã para a missão espacial tripulada, marcada para 2018. Contudo, o perito duvida que seja possível respeitar esses prazos:

Em 2018, o Irã ainda não terá capacidades de lançar um homem para o espaço por uma trajetória orbital. Provavelmente, já será possível efetuar um voo tripulado suborbital. No entanto, a meu ver, mesmo o lançamento suborbital do foguete com um ser humano a bordo não é uma tarefa simples. Por isso, a meta de 2018 é bastante otimista. Quando eles colocarem a biocápsula em órbita, será possível examinar suas caraterísticas e rever as potencialidades do Irã”.

Tais prognósticos são ligados também ao desenvolvimento da construção de foguetes na Coreia do Norte, cuja tecnologia o Irã utiliza frequentemente para a construção de seus veículos espaciais. Muito depende do aperfeiçoamento do potente foguete iraniano Simurgh, desenvolvido com base no foguete norte-coreano Unha 3. Por enquanto, o Simurgh não é capaz de colocar em órbita um astronauta, diz o diretor do Centro de Pesquisas Sociais e Políticas.

Uma vez que é dispensada especial atenção aos lançamentos de seres vivos, o Irão poderá efetuar voos tripulados. Resta saber em que forma. Será uma entrada no espaço e imediatamente o regresso ou farão algumas voltas ao redor da Terra? Na realidade, o Irã pode alcançar tal nível, o que irá confirmar o desenvolvimento de seu programa espacial. Por outro lado, nem tudo que diz o Irã se confirma na prática”.

Os peritos não têm dúvida da capacidade do Irã de instalar pequenos aparelhos em órbitas baixas próximas da Terra. A partir de 2009, o país lançou três satélites de fabrico próprio, cuja massa não superava 50 quilogramas. Foi anunciado que está previsto lançar mais três satélites antes do Ano Novo iraniano, que coincide com o dia do equinócio primaveril de 21 de março. Por enquanto, porém, ficamos à espera dos resultados do voo do segundo macaco “astronauta”.

Acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...