30/10/2013

Conheça o Cometa Que Mudou a História da Terra

De acordo com pesquisadores, há 55 milhões de anos, todo o planeta Terra sofreu com um intenso aumento de temperatura, chamado “máximo térmico do limite Paleoceno-Eoceno”, que causou a extinção em massa de espécies em todo o planeta.

Este aumento de 5 graus em média, que alcançou até 10 graus no caso do Oceano Ártico, era até agora aceito pela ciência, porém suas causas ainda são um mistério.

Agora, geólogos James Wrighta e Morgan Schaller, da Universidade de Rutgers, dos EUA,  propõem que isso tudo aconteceu por causa da colisão de um cometa contra a Terra. Segundo o artigo, publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de estudar os sedimentos de uma plataforma pouco profunda do Oceano Atlântico, em que foram encontrados indícios de que a quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera dobrou em apenas um ano.

De acordo com a hipótese apresentada, um aumento radical de temperatura como este só pode ter ocorrido por causa do choque de um cometa, já que não foram encontrados sinais de grandes erupções planetárias e nem outro evento que poderia provocar semelhante aumento da concentração de CO2 na nossa atmosfera.

Nova descoberta mostra que mudanças climáticas podem acontecer em um instante geológico

O que aconteceu 55 milhões de anos está acontecendo hoje, dizem os geólogos

Rápido” e “instantâneo” essas não são palavras que os geólogos usam com muita freqüência. Mas so geólogos da universidade de Rutgers usam esses termos exatos para descrever uma mudança climática que ocorreu há 55 milhões de anos atrás.

Em um novo artigo na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, Morgan Schaller e James Wright afirmam que, após a duplicação dos níveis de dióxido de carbono, a superfície do oceano virou ácido durante um período de semanas ou meses, e as temperaturas globais aumentaram cerda de 5 graus centígrados - todos no espaço de cerca de 13 anos.

Os cientistas já pensaram que esse processo aconteceu mais de 10.000 anos. Wright, professor de ciências terrestres e planetárias na Escola de Artes e Ciências e Schaller, um associado de pesquisa, dizem que a descoberta é significativa ao considerar a mudança climática moderna.

Nós mostramos de forma inequívoca o que acontece quando o CO2 aumenta drasticamente - como é agora, e como ele fez 55 milhões de anos atrás”, disse Wright. “Os oceanos se tornam ácido e o mundo se aquece de forma dramática. Nossa versão atual de carbono já se arrasta por cerca de 150 anos, e porque a taxa é relativamente lenta, cerca de metade do CO2 foi absorvido pelos oceanos e florestas, causando alguma confusão popular sobre os efeitos do aquecimento do CO2. Mas 55 milhões de anos, uma quantidade muito maior de carbono foi tudo liberado quase que instantaneamente, assim que os efeitos são muito mais claros.

A janela para esta importante década no passado muito distante abriu-se quando Wright ajudou um colega, Kenneth Miller, e seus alunos de pós-graduação a dividir amostras do núcleo, eles extraíram de uma parte do sul de Nova Jersey, uma vez coberto pelo oceano.

James Wright, da Universidade de Rutgers Uma aproximação do núcleo no
centro do trabalho de Wright e Schadler. Observe as faixas escuras regulares -
“como um anel de árvore”, disse Schaller.

Os padrões encontrados no longo cilindro de sedimentos contou uma história. Havia bandas distintas de argila de cerca de 2 centímetros de espessura que ocorrem ao longo dos núcleos ritmicamente.

“Eles me chamoram e disseram: 'Olhe para isso”, disse Schaller. “O que pulou em mim foram essas camadas de argila rítmicas, muito cíclico. Eu pensei, 'Uau, isso tem que significar alguma coisa.

Wright e Schaller supôs que só clima poderia explicar o padrão rítmico que viram. “Quando vemos ciclos em núcleos, vemos um processo”, disse Schaller. “Neste caso, é como um anel de árvore. Ele está nos dando uma conta anual através dos sedimentos.”

Esta descoberta forneceu os dados necessários para finalmente resolver o grande dilema em torno deste evento - o erro significativo na rapidez com que o carbono foi lançado.

Seja qual for a causa da liberação de carbono, - alguns cientistas acreditam que um cometa atingiu a Terra - os argumentos de Wright e Schaller de que isso aconteceu tão rapidamente é radicalmente diferente do pensamento convencional, e obrigado a ser uma fonte de controvérsia, Schaller acredita.

Os cientistas têm vindo a utilizar este evento a partir de 55 milhões de anos para construir modelos sobre o que está acontecendo agora”, disse Schaller. “Mas eles estão supondo que ele levou algo como 10 mil anos para liberar o carbono, o que temos mostrado não é o caso. Agora temos um registro muito preciso, através da liberação de carbono que pode ser usado para corrigir esses modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...