20/09/2013

Observatório Chandra da NASA Flaga “Sagitário A*” Ejetando Matéria

O Chandra é um telescópio espacial lançado pela NASA e gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão. Foi lançado 1999, pela missão STS-93 do ônibus espacial Columbia. Assim chamado em honra do físico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar.

Sagitário A*
Veja:

Astrônomos usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA deram um grande passo para explicar por que o material ao redor do buraco negro gigante no centro da Via Láctea é extremamente fraco em raios-X. Esta descoberta tem implicações importantes para compreender o buraco negro conhecido como Sagitário A*.

Novas imagens de Sagitário A* (que está localizada a cerca de 26.000 anos-luz da Terra) feitas pelo Observatório Chandra, indicam que menos de 1% do gás inicialmente dentro de Sagitário A*, alcance o campo gravitacional onde chega ao ponto de não retornar, também chamado de horizonte de eventos de um buraco negro, em vez disso, a maior parte do gás é ejetado antes que ele chegue perto do horizonte de eventos.

Essas novas descobertas são o resultado de uma das campanhas mais longas de observação já realizadas com o Chandra. A espaçonave coletou dados por cinco semanas de Sagitário A* em 2012. Os pesquisadores utilizaram este período de observação para capturar imagens extraordinariamente detalhadas e sensíveis de raios-X e assinaturas de energia de gás super-aquecido que rodam em torno de Sagitário A*, cuja massa é de cerca de 4 milhões de vezes maior do que o sol.

Nós achamos que a maioria das grandes galáxias têm um buraco negro supermassivo em seu centro, mas eles estão muito longe de nós para estudar como a matéria flui perto dele”, disse P. Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts em Amherst, que conduziu um estudo publicado quinta-feira na revista Science. Sagitário A* é um dos poucos buracos negros perto o suficiente para que nós realmente possamos testemunhas este processo.

Buraco negro supermassivo em Sagitário A* no coração da Via Láctea.
(Crédito: X-ray: NASA/UMass/D.Wang et al, IR: NASA/STScI)
Os pesquisadores descobriram que os dados do Chandra sobre Sagitário A* não suportam modelos teóricos em que os raios-x são emitidos a partir de uma concentração de estrelas menores ao redor do buraco negro. Em vez disso, os dados de raios-X mostram que o gás perto do buraco negro provavelmente se origina de ventos produzidos por uma distribuição em forma de disco de jovens estrelas massivas.

Esta imagem nova Chandra é uma das mais legais que eu já vi”, disse o co-autor Sera Markoff, da Universidade de Amsterdã, na Holanda. “Estamos assistindo Sagitário A*, capturar de gases quentes ejetados por estrelas próximas, e funil em direção seu horizonte de eventos.

Para mergulhar no horizonte de evento, material captado por um buraco negro deve perder calor rapidamente, a expulsão de matéria permite que isto ocorra.

A maior parte do gás deve ser jogado fora assim que uma pequena quantidade pode chegar ao buraco negro”, disse Feng Yuan de Xangai Observatório Astronômico na China, co-autor do estudo. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os buracos negros realmente não devorar tudo o que é puxado em direção a eles. Sagitário A* aparentemente tem achando seu alimento muito difícil de engolir.

Acesse, o site relacionado a notícia acima: http://www.sciencedaily.com

Para conferir imagens do Chandra:

  • http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/main/index.html
  • http://chandra.si.edu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...