04/09/2013

Dúvidas Sobre a Água na Lua

De acordo com os dados obtidos pela nave indiana “Chandrayaan-1”, lançada para realizar pesquisas na Lua, afim de descobrir com suas análises se nosso satélite tem água. É certo a existência de água na lua, os resuldados confirmaram isso.

Crédito da imagem: © EPA
Nesta notícia que você pode conferir abaixo, do site voz da Rússia: http://portuguese.ruvr.ru

Depois de terem sido analisados os dados obtidos pela sonda indiana Chandrayaan-1, se chegou à conclusão que na Lua há muita água, mas que ela se encontra a uma grande profundidade. Os cientistas admitem que isso terá de ser tomado em consideração no planejamento das futuras missões, incluindo das missões tripuladas.

A Chandrayaan-1 transmitiu o seu sinal da órbita lunar até 2009, momento em que as comunicações com o aparelho foram bruscamente interrompidas. Mas ainda hoje continua a análise da informação que se foi acumulando. Recentemente se descobriu que a grande cratera Bullialdus, que foi sobrevoada pela sonda, contém água. A presença de água na Lua foi confirmada há vários anos por estações científicas, incluindo por aparelhos russos. Mas nesse caso se estava analisanado as regiões polares, onde o gêlo se forma nas crateras por ação do vento solar, enquanto Bullialdus se situa perto do equador e só se descobriram vestígios de água no seu centro, num monte de rochas magmáticas que afloraram devido um impacto antigo. A Chandrayaan-1 registou o espectro do chamado grupo hidroxilo que é um átomo de oxigênio ligado a um átomo de hidrogênio. Ele apenas existe na água magmática a uma grande profundidade.

Os novos dados irão provavelmente alterar a ideia sobre a formação do satélite da Terra. Mas seria incorreto afirmar que na Lua há água presente por todo o lado só pela análise de uma cratera porque as estatísticas ainda são poucas. Têm de ser analisadas outras crateras e bacias formadas por impacto e verificar igualmente, com recurso à análise isotópica, de que tipo de água se trata - proveniente de cometas ou de profundidade. Isso poderá ser feito por uma jipe lunar, ou por uma sonda de pouso, equipados com um analisador e com um dispositivo de perfuração a dezenas de metros. Não se sabe se essa água será fácil de obter, supõe o investigador do Instituto de Estudos Espaciais da Academia de Ciências da Rússia Vladislav Tretiakov.

Em que estado ela se encontra? É pouco provável que esteja em estado líquido. O mais provável será se tratar de água ligada, como nos minerais. É como no cimento, se acrescentarmos água obtemos concreto. Para retirar a água do concreto é preciso aquecê-lo a temperaturas elevadas. O mesmo se passaria neste caso: se esta é água ligada, ela será difícil de extrair. Há muitas dificuldades associadas a essa extração.

Vladislav Tretiakov chamou igualmente a atenção para o fato de a própria cratera ter se formado há milhões de anos e de a água que terá aflorado com os minerais dificilmente se ter conservado. O mais provável é ter sido substituída por outra, mais próxima da superfície, como a dos cometas, por exemplo.

A descoberta feita pelo aparelho indiano irá aproximar as perspectivas da exploração da Lua na opinião do docente do departamento de Astronomia da Faculdade de Física da Universidade Estatal de Moscou Vladimir Surdin.

Não seria muito interessante trabalhar só nos polos, esperando que só lá possa haver água. Se ela existir abaixo da superfície por toda a Lua, nós poderemos instalar estações científicas em qualquer lugar. A água é uma coisa importante, tanto para beber como para o seu uso técnico. Existindo a energia elétrica, ou seja a luz solar, podemos obter oxigênio e hidrogênio, ou seja um bom combustível para foguetes. Se ela existir por toda a parte, então em qualquer lugar da Lua poderemos fabricar combustível para o voo de regresso à Terra ou para expedições aos asteroides ou a Marte.

Claro que os dados obtidos terão de ser verificados com precisão por toda a superfície lunar, contrapõe o perito. O melhor seria perfurar algo como poços artesianos. O primeiro passo nesse sentido poderá ser o experimento russo-europeu em preparação para a perfuração da Lua em vários metros. Temos de comprovar se existe gelo a essa profundidade. Se se verificar que a Lua é “molhada” por todo o lado, então ela será mais fácil de estudar e de explorar no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...