14/08/2013

Missão de Asteroide: Desvendando os Segredos de Bennu

Este texto do site voz da rússia, esta relacionado aos estudos feitos sobre os objetos espaciais que podem oferecer uma certa oportunidade para aprendermos sobre eles. E o projeto OSIRIS servirá para este propósito de estudo do meteoro Bennu.

Afim de observarem mais esses 'perigosos objetos rochosos, quando aproximam-se da órbita terrestre'. O que é o caso da missão com o lançamento do OSIRIS-REs:

Nos dando uma chance oportuna de compreedermos sobre a composição química de Bennu (asteróide), descobrindo o que ele pode nos oferecer... Pois, os asteroides guardam indício de um tempo longíncuo - presente desde os primódrios do nosso sistema solar.

Veja:
O motor de foguete russo RD-180 vai ajudar a NASA a realizar uma das missões destinadas a trazer material de asteroide para a Terra. Especialistas apontam que, no contexto de projetos "de asteroide" interessantes, está perdendo popularidade a ideia de pouso humano num asteroide até 2025, proposta pelo presidente dos EUA Barack Obama.

O foguete impulsionador norte-americano Atlas 5 com o motor russo RD-180 deve lançar, em setembro de 2016, um aparelho de pesquisa para o asteroide Bennu. Passados dois anos, o aparelho OSIRIS-REx (Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) chegará perto do asteroide de 500 metros de diâmetro e começará circunvoando ele para escolher o local de recolha de amostras. Em seguida, o OSIRIS flutuará junto da superfície de Bennu, colherá com seu manipulador entre 60 g e 2 kg de solo, e partirá de regresso à Terra. Em 2023, a cápsula com amostras entrará na atmosfera da Terra e pousará em sua superfície.

O objetivo da missão é estudar a composição química do asteroide, e ele é uma espécie de "máquina do tempo" que preservou matéria orgânica antiga e outras substâncias do Sistema Solar precoce. Outro objetivo é concluir se faz sentido extrair de asteroides metais raros como ouro, ródio ou platina. O OSIRIS irá também medir com maior precisão as lentas mudanças da órbita de Bennu sob a influência do "efeito Yarkovsky" - uma força de poucas centenas de gramas que atua sobre o asteroide devido a seu aquecimento desigual pelo Sol durante sua rotação. Porquê isso é importante: Bennu está na lista de objetos celestes potencialmente perigosos, e existe uma pequena chance de ele colidir com a Terra dentro de 169 anos.

O voo de OSIRIS é um passo lógico na exploração do Sistema Solar, acredita o diretor-executivo do aglomerado espacial da fundação Skolkovo, cosmonauta de testes Serguei Zhukov:

"Nós nunca aprenderemos a explorar o Sistema Solar se continuarmos "pendurados" junto da Terra. A estratégia correta consiste numa combinação de missões tripuladas e não tripuladas. Em explorar algo simultaneamente por missões tripuladas e não tripuladas. Uma missão de astronautas deve suceder missões de naves não tripuladas. Primeiro, estas últimas estudam o corpo celestial, instalam nele certos aparelhos, e depois chegam lá astronautas."

Nos últimos anos, têm surgido muitos projetos de asteroides. Há propostas de explorá-los industrialmente ou desintegrá-los em nuvens de poeira para bloquear a luz do sol e abrandar o aquecimento global. Há uma ideia de puxar o asteroide para a órbita lunar (usando o mesmo foguete Atlas 5 com o motor RD-180), e só depois, como sugeriu o presidente dos EUA, enviar para ele uma nave tripulada. No entanto, um corpo celeste adequado para este projeto ainda não foi encontrado, e tais planos têm muitos oponentes no Congresso dos EUA, enquanto que na NASA não há consenso sobre o assunto, diz o editor da revista Notícias de Cosmonáutica Igor Afanasiev:

"Esta proposta pretende reorientar o atual programa tripulado da NASA. Seu objetivo ainda não foi estabelecido. Mas um dos objetivos que se propõe é puxar o asteroide e mandar uma expedição para ele. A NASA agora está contemplando essas propostas. Para eles isso é difícil, porque o objetivo é muito estranho."

O sucesso da missão de OSIRIS pode fazer ajustes aos planos da NASA, dizem especialistas.

A planejada entrega de material de asteroide para a Terra não será a primeira: em 2010, regressou à Terra uma cápsula com algumas centenas de partículas de poeira coletadas pelo aparelho japonês Hayabusa da superfície do pequeno corpo celeste Itokawa. Agora, os japoneses querem lançar em 2014 para outro asteroide um aparelho atualizado, o Hayabusa 2. O tempo dirá qual dos projetos será mais bem sucedido, e quem deverá se ocupar de colher amostras - pessoas que arriscam suas vidas, ou aparelhos.

Assista:



Fonte do vídeo: NASAexplorer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...