19/08/2013

Irá Se Agravar o Problema do Lixo Espacial?

De acordo com a notícia no site voz da Rússia, o problema do lixo na órbita terrestre pode se agravar ainda mais: se os planos dos Estados Unidos forem cumpridos? E assim, finalizando a patrulha dos detritos gerados pelas diversas missões espaciais.

Não se enganem, pois não se trata de moscas
O lixo em torno do globo é uma coisa séria, se agravando a cada dia, esta situação é uma tormenta, mais complicado devido ao aumento desenfreado da sujeira que podem gerar colisões no espaço com os satélites, assim derrubando-os nas nossas cabeças - junto com o perigo de caírem em solo - ou seja caírem por terra mesmo.

Os EUA querem encerrar um dos sistemas de controle do lixo existente no espaço orbital. Isso poderá tornar mais arriscados os voos dos satélites e da Estação Espacial Internacional (EEI). Contudo, os peritos não são unânimes a esse respeito.

O sistema de radares de vigilância espacial da Força Aérea dos EUA (Air Force Space Surveillance System) é simplesmente chamado de Space Fence (Cerca Espacial). Ele consiste de três transmissores gigantes com as suas antenas e de seis dispositivos receptores localizados no sul dos EUA. Todo esse complexo monitoriza os objetos que se deslocam no espaço orbital desde o início dos anos de 1960.

Mas eis que o comando das Forças Espaciais, um dos componentes da Força Aérea, não prorroga o contrato com a operadora que mantinha a Space Fence em funcionamento. Até 1 de outubro, os funcionários terão de abandonar as instalações da rede de radares que deverão ser desligados. Ainda não se fala em desmantelar a “Cerca” e o seu futuro ainda é incerto.

Esta rede de radares distingue quaisquer objetos em órbita com dimensões superiores a 10 cm, incluindo os milhares de destroços de grandes dimensões que, formando o lixo espacial são uma ameaça para os satélites e sobretudo para a Estação Espacial Internacional. Ao receber avisos a partir da Terra, a estação manobra para evitar colisões com os objetos.

Mas depois do encerramento da Space Fence os riscos para a tripulação da EEI não irão aumentar: os outros sistemas irão monitorizar o lixo com mais rigor. A Rússia também irá partilhar os seus dados sobre a situação orbital. Quando é a segurança da tripulação que está em causa, os interesses da Rússia e dos EUA são indissociáveis, explica o membro-correspondente da Academia Russa de Cosmonáutica Yuri Karash:

A Rússia possui o sistema Okno (Janela) com o seu componente principal localizado na Ásia Central. Os EUA também possuem os meios correspondentes, que estão ao dispor da NASA. Por tudo isso, eu tenho a certeza absoluta que o encerramento da Space Fence não irá constituir nenhuma ameaça potencial para a tripulação da EEI.

O segundo interlocutor da Voz da Rússia, o editor da revista Novosti Kosmonavtiki (Notícias da Cosmonáutica) Igor Afanasiev, chamou a atenção para a especificidade da “Cerca”:

A vantagem principal da Space Fence é que ela monitoriza objetos até 24 mil km de altitude, sendo que a EEI voa a uma altitude muito mais baixa. Os restantes sensores e sistemas monitorizam precisamente o espaço orbital a menos de mil quilômetros. Penso que o risco não irá aumentar sensivelmente.

Mas nem todos os peritos são da mesma opinião. O observador norte-americano de satélites e proprietário do site http://www.satwatch.org/ Mike Coletta referiu mais uma particularidade da Space Fence: essa é uma rede que não precisa de ser apontada de propósito, ela apanha tudo e os radares funcionam ininterruptamente. Foi em muito graças a essa rede que se conseguiu determinar com exatidão as órbitas de muitos destroços depois dos dois acontecimentos orbitais que provocaram um brusco aumento do volume de lixo. Se tratou do teste, realizado pela China, das armas antissatélite em 2007 e da colisão de dois aparelhos, um americano e outro russo, em 2009. Assim, será mais difícil prever o movimento dos fluxos de lixo nas altitudes com "grande trânsito", incluindo aquela que é frequentada pela EEI.

A Força Aérea dos EUA diz que a desativação do equipamento obsoleto está relacionada com a economia de meios. Isso não é muito credível: a "Cerca" gastava anualmente uns modestos 14 milhões de dólares.

Na opinião dos peritos da Rand Corporation, uma instituição de análises norte-americana, a polêmica em torno do encerramento da Space Fence não passa de uma forma especial de pressão dos lóbis da indústria sobre o Pentágono e sobre o Congresso. Eles querem que o Congresso aprove rapidamente os fundos destinados à construção de uma rede de nova geração na orem dos 3 bilhões de dólares. À espera das encomendas estão as firmas Lockheed Martin e Raytheon. A sua entrada em funcionamento estaria prevista para depois de 2017.

Porém, ainda se mantêm as esperanças que o atual sistema seja salvo. Esperemos que isso não ocorra devido a alguma colisão orbital de aparelhos com o lixo. Talvez os militares precisem apenas de dar uma volta com o chapéu estendido para recolher os 14 milhões de dólares, como aconselha o portal http://www.universetoday.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...