27/06/2013

O Reinado de Hatshepsut-Maat-Ka-Ra

Ela foi a grande esposa real, regente e faraó do Antigo Egipto. Viveu no começo do século XV a.C, pertenceu à XVIII Dinastia do Império Novo. O seu reinado, foi de cerca de vinte e dois anos, corresponde a uma era de prosperidade na época.

Hatshepsut: Antes
... econômica e relativo clima de paz.

Recentemente, a múmia de Hatshepsut foi encontrada em uma tumba anônima, o que certamente é motivo de regozijo para quem se interessa por Egiptologia,pois ignorava-se o destino da mesma,uma vez que o seu sepulcro escavado no Vale dos Reis nunca fora por ela utilizado.

Mesmo assim, agora que ela foi encontrada, sua vida, seu reinado, continuam um mistério para nós, que frequentemente, aprendemos nos bancos escolares tudo sobre os maiores faraós, porém, dela, de seus feitos passamos ao largo, ainda porquê, exista na história uma certa, segregação da figura feminina. Não convém chamar-nos à razão juízos de valores opositores, mas sim debruçarmo-nos sobre a fascinante vida da rei-rainha Hatshepsut e curar-nos de toda a ignorância. Amém!

No livro "A Mulher nos Tempos do faraó" a Senhora Noblecourt, traça todo um compêndio sobre a mulher no Egito Antigo, seus hábitos, crenças e amores, mas à Hatshepsut, não cabe apenas uma menção, é preciso um compêndio à parte, por seus feitos, num mundo extremamente cruel para com as mulheres, apesar de ali haver um tipo de liberdade pouco comum a mulheres da mesma época, mas de regiões diferentes, credos diversos.

No-la apresenta sob diferentes fases, como uma princesa, passando ao posto de Esposa do Deus ascendendo vertiginosamente ao cargo de soberana da nação do duplo país. O que mais impressiona é o estrategema com que ela se utiliza para se legitimar uma divindade terrestre, como cabia ao Faraó, comprovadamente de origem divina. A Teogamia, no que entram elementos fantásticos, justamente a vivência carnal entre um deus e uma mortal para fins procriativos, a que submeteu o seu nascimento foi uma comédia sem precedentes, uma falácia pregada por sacerdotes do deus Amon, mas que a manteve no trono por mais de 20 anos num Egito pacífico, enquanto que seu enteado ficou na geladeira, literalmente.

Hatshepsut: Depois
Há de se ressaltar que não só a nossa "Primogênita do Deus Sol" governou o Egito sob o título de faraó, porém todas as que a antecederam ou sucederam no cargo, foram efêmeras, um lapso no tempo,pegaram períodos conturbados e não conseguiram se sustentar em seus postos, elas na realidade, faziam um papel figurativo, representando seus reis que estavam longe. Seu reinado pacífico, aberto à exposições científicas e as belas-artes só tem algo nos dizer:

A mulher pode sim, exercer papéis de comando tão bem ou melhor do que um homem. Porém, se analisar bem,os custos dessa prerrogativa, a vida de Hatshepsut foi trágica, se anulou como mulher, teve que assumir completamente a figura masculina que representava e com isso jamais pôde voltar a se vestir ou se comportar como uma mulher, abandonou vestidos e perucas, enfim, o arsenal por excelência da exuberante sedutora que é a mulher egípcia daquele tempo.

Jamais pôde vivenciar de modo pleno o amor, vivendo de modo oculto e subentendido ao lado de seu fiel guardião Semenmut, aquele que gravou o nome de sua quase deusa para a posteridade em obeliscos recobertos de eléctron um material brilhante, a despeito dos detratores, que ousaram macular a figura da faraó, destruindo-lhe tudo que a pudesse lembrar, fora as zombarias de cunho sexual. O gênero humano não muda com o passar dos tempos, a essência é uma só.

Natural que estranhassem algo que fosse contra o seu senso comum. E o dilema de Hatshepsut, que assim nem no descanso eterno pôde usufruir em paz no que era de seu direito, por isso foi sepultada noutro lugar menos visado a fim de que sua múmia não fosse saqueada e por isso mesmo destruída, ficou em lugar modesto, o dilema dela é o dilema que todas nós, mulheres desse mundo moderno e competitivo temos que confrontar,com jornadas exaustivas e pouquíssimo retorno.

A força de Hatshepsut se iguala ao das deusas, não só daquele panteão em particular, mas no geral. As divindades femininas possuem aspectos cambiantes que se complementam em si, ora podem ser as doces e suaves meninas,ora truculentas guereiras no trato,enfim,esta personalidade da História soube muito bem representar essas forças antagônicas que existem na mulher. É um exemplo a ser observado.

Templo de Hatshepsut
O Templo de Milhões de Anos - Deir-el-Bahari

Ao oitavo ano do reinado de Hatchepsut, a grande obra do templo de Milhões de Anos é iniciada na margem ocidental de Tebas. O lugar escolhido:

- a encosta de uma falésia, onde hoje encontramos os Vale dos Reis e das Rainhas. O templo foi criado para prestar homenagem ao seu Ka, associado ao seu pai Tutmósis I, sendo residência também de Amon e Hathor.

Também foram construídos, por ordem da Faraó, obeliscos que foram transportados de Assuã até Karnak. Os monumentos com mais de 300 toneladas foram trabalhados nas pedreiras de granito de Assuã.

Ao que consta, foram utilizados 7 meses para construir, transportar e erguer os obeliscos, e a presença desses monumentos dissipavam as forças negativas e protegiam o templo, atraindo assim a luz criadora - wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...