25/05/2013

Sonda Planck Pode Ter Encontrado Evidências de Outros Universos

De acordo com uma notícia divulgada no site da revista UFO, que é referente as novas descobertas da sonda Planck, que provavelmente teria descoberto com suas analises, as evidências do que podemos chamar de 'universos paralelos ao nosso?

Imagem da sonda Planck sobre o mapa da radiação cósmica
de fundo, elaborado com as informações que captou
Crédito: ESA
Missão conjunta entre ESA e NASA mapeou todo o céu, formando mais completo retrato do universo:

A missão Planck foi lançada em 2009 com o ambicioso objetivo de mapear a totalidade do céu, obtendo informações sobre a história e evolução do universo, mapear a quantidade de matéria nele existente e talvez conseguir respostas para os enigmas representados pela matéria escura e pela energia escura. Porém, algo mais pode surgir na torrente de informações captadas, incluindo o que podem ser as primeiras evidências da existência de universos paralelos.

A missão da Agência Espacial Européia (ESA), com apoio da NASA, mapeou a radiação cósmica de fundo de microondas, que os cientistas explicam como sendo a radiação reminiscente do Big Bang, o início do universo. A sonda conseguiu detectar emissões datando de somente 380.000 anos após o Big Bang. Antes dessa época, o universo era tão quente e denso que a luz não conseguia viajar sem ser detida por plasma ou partículas como prótons e elétrons. Somente quando o universo expandiu e esfriou para formar átomos a luz pôde viajar livremente.

A radiação cósmica de fundo foi descoberta acidentalmente em 1964, quando radiotelescópios captaram emissões eletromagnéticas que pareciam vir de todo o céu. Desde então tem sido estudada, e daí emergiu finalmente a teoria do Big Bang. Um de seus aspectos é não ser de fato uniforme em todas as direções, e o mapa construído a partir dos dados de Planck são os mais detalhados já produzidos. Alguns aspectos das teorias cosmológicas foram confirmados, enquanto outras descobertas intrigam os cientistas. Algum as das previsões do que os cientistas chamam de Modelo Padrão do Universo não foram confirmadas, contudo, o que de acordo com algumas fontes pode levar a novas descobertas na física.

As informações da sonda confirmaram a teoria da inflação, que postula ter o universo, em seus primórdios, expandido rapidamente, dobrando de tamanho a cada zero vírgula 10 elevado a 35º potência. O que o Planck descobriu, em termos de certas irregularidades na distribuição da radiação cósmica de fundo, foi que algumas áreas do universo expandiram mais ou menos que outras. Variações nessa radiação não se comportam em grandes escalas da mesma forma que em pequenas, e existe um ponto frio no mapa elaborado pelos cientistas que não foi explicado pelos modelos da inflação cósmica.

O mapa de Planck permitiu aos cientistas recalcular a idade do universo como 13,8 bilhões de anos, 100 milhões a mais que as estimativas anteriores. A respeito da expansão do universo, os cientistas esperam que os dados possam contribuir para desventar o enigma de sua aceleração, atribuída a um fenômeno ainda não precisamente entendido chamado energia escura. Finalmente, a distribuição da radiação cósmica de fundo no mapa divulgado pela ESA levou alguns cientistas a defender a existência de universos além do nosso.

Irregularidades na distribuição da radiação cósmica de
fundo pode ser resultado da presença de universos além
do nosso - Crédito: ESA/Daily Mail
No mapa obtido com os dados da sonda Planck se pode observar uma concentração na distruição da radiação cósmica entre os hemisférios norte e sul do céu. De acordo com previsões publicadas em um artigo em 2005, de autoria de Laura Mersini-Houghton, física teórica da Universidade da Carolina do Norte, e Richard Holman, professor da Universidade Carnegie Mellon, tais anomalias resultariam da atrração gravitacional de universos paralelos sobre o nosso.

A hipótese da existência de outros universos poderia explicar por que o nosso é tão bem ajustado para permitir a existência de átomos, matéria, estrelas, planetas e vida. Qualquer variação nas quatro forças fundamentais, a nuclear fraca, nuclear forte, eletromagnetismo e gravitação, poderia impedir a formação de matéria. O problema poderia ser resolvido se admitirmos o nosso como um entre infinitos outros universos paralelos, alguns inóspitos, outros favoráveis à vida. Também a teoria da inflação cósmica pode resultar em diferentes áreas do universo primordial inflando a diferentes taxas, resultando em universos separados do nosso.

Tais hipóteses não são unanimidade na comunidade científica, mas vários concordam com Mersini-Houghton e Holman. Malcolm Perry, professor de física teória de Cambridge, concorda que os achados podem ser a primeira evidência de universos paralelos. Já george Efstathlou, professor de astrofísica da mesma universidade, afirmou:

"Tais idéias podem soar estranhas agora, assim como a teoria do Big Bang há décadas. Mas quando conseguimos evidências, elas mudam completamente a forma como pensamos sobre o universo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...